Perfil de Ubaporanga

Ubaporanga é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população estimada em 2008 era de 12 040 habitantes

Etimologia

“Ubaporanga” é um termo de origem tupi. Porém existem divergências quanto a seu significado. São três as hipóteses mais aceitas:

• pode significar “árvore bonita”, através da junção dos termos ybirá (“árvore”) e porang (“bonito”)
  • pode significar “céu bonito”, através da junção dos termos ybaka (“céu”) e porang (“bonito”)[6]
  • pode significar “fruta bonita”, através da junção dos termos ‘ybá (“fruta”) e porang (“bonito”)
  • Mas Ubaporanga que significa “árvore bonita” na língua tupi, foi nomeado assim por causa de uma gameleira que havia na praça da igreja matriz cuja se originou da união de duas arvores e alcançou um tamanho considerável. A árvore foi destruída em 1982 por um incêndio provocado supostamente por tocos de cigarros.

História

A história do município se inicia a 19 de julho de 1891, quando o padre Ildefonso Bittencourt compareceu à fazenda de Domingos Gonçalves, situada à margem esquerda do rio Caratinga, para a celebração de um ano de falecimento de Francisco Gonçalves de Carvalho (pai do fazendeiro). Segundo a tradição oral, o religioso convenceu o proprietário a doar 15 alqueires de terra para a construção de uma capela e um cemitério. Em homenagem ao doador, o santo padroeiro escolhido para a localidade foi São Domingos.

O original povoado de São Domingos teve várias denominações a partir de sua fundação em 1891. Foi chamado sucessivamente de São Domingos do Pó, Ubá e de Ubaporanga que significa “árvore bonita” na língua tupi. Ubá devido a abundância deste capim na região. Pó porque o fundador cheirava rapé. Árvore Bonita por causa de uma gameleira que havia na praça da igreja matriz. Essa árvore foi destruída em 1982.

A energia elétrica chegou em 1925. O cartório foi aberto em 1939. A agência de Correios e Telégrafos em 1943. A primeira biblioteca em 1953. Em 1955, iniciou a construção da atual igreja matriz. A paróquia de São Domingos foi criada a 1 de maio de 1961. O município de Ubaporanga ganhou sua emancipação a 27 de abril de 1992.Com grande empenho do então vereador Geraldo Rodrigues(Geraldo Lopes Ferreira), que logo apos veio de tornar o primeiro prefeito.

Geografia

Ubaporanga situa-se na microrregião de Caratinga, na mesorregião do Vale do Rio Doce. A altitude da Sede é de 505 metros. A população total do município era de 16 400 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010). Sua área é de 205,91 km² representando 0,0360% do Estado, 0,0211% da Região e 0,0033% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0,741, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD. O ano de instalação foi 1993.

Religião

Em Ubaporanga a religião é diversificada. Atuando igrejas Evangélicas, Espíritas, Testemunhas de Jeová, religiões Afro-Brasileiras e Católicas tendo essa como destaque. Nesta cidade localiza-se umas das instituições de formação presbiteral, [da diocese de Caratinga], o Seminário Propedêutico São José de Ubaporanga. Este educandário é a inicialização da formação de seminaristas na diocese. A duração do curso é de um ano.

Curiosidade

É a única cidade da microrregião de Caratinga a contar com um aeroporto (construído por Caratinga, no até então distrito de Ubaporanga), o Aeroporto Regional de Ubaporanga.