LIRAa aponta 4,6% de infestação de Aedes aegypti em Caratinga

Esta postagem foi publicada em 11 de fevereiro de 2017 Destaques Principal, Mais Notícias, Últimas Notícias.

O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de Caratinga em 2017 apontou índice de 4,6%, o que coloca a cidade em estado de alerta. Os dados foram colhidos entre 9 e 12 de janeiro e divulgados nesta segunda-feira (16). O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%, situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9% e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%, caso de Caratinga.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram vistoriadas 1.972 residências em 36 bairros da cidade. Os bairros que apresentaram maior incidência de infestação foram o Santa Cruz, Anápoles e Bom Pastor.

O agente de saúde Werner Souza, responsável pela condução do LIRAa no município, é preciso que a população auxilie na luta contra o mosquito. “Quando um agente passa por uma residência, ele só volta após 60 dias, porque existe um cronograma a se cumprir. Mas o ciclo de vida do mosquito é de sete a oito dias, então é preciso que o morador vistorie a própria residência pelo menos uma vez por semana, eliminando possíveis locais que possam virar um foco”.

Ainda de acordo com ele, o município deve fazer a contratação de mais agentes para intensificar as fiscalizações e ações preventivas nos bairros.